terça-feira, 22 de maio de 2012

Incompatibilidade Acer AO722 x Linux

Para conhecimento,

Meu Acer AspireOne 722 (AO722) sempre teve uma incompatibilidade com o Linux, testei 3 distros e a única que funcionou (em 2011) foi o Ubuntu 10.10 para netbooks. Agora, com atualização descontinuada, fui forçado a buscar nova distro e estou caindo novamente no problema de incompatibilidade. Pelo que relatam os fóruns e pude constatar, é a placa Wireless, no meu caso uma Atheros AR9287.

Busquei alguma orientação com a Acer mas esta se nega a orientar máquinas com um sistema operacional diferente do que saiu de fábrica. Quanto a esta negação não vejo problemas, mas deixo a dica: O fabricante poderia perfeitamente manter uma base de conhecimento pública (como um fórum ou uma wiki) específico para seus produtos e (sugestão) que fosse indicada para quem entra em contato com o suporte e está fora da configuração original de fábrica ou, simplesmente, com a garantia vencida.

Vou tentar soluções ao longo dos dias e irei alimentando os comentários deste post.

4 comentários:

  1. As poucas tentativas que fiz foram infrutíferas... este hardware é (como foi da 1ª vez) muito complicado de ser usado por usuários linux.

    Para quem não sabe, há alguns pouquíssimos fabricantes que optaram por não colaborar com a comunidade Linux.

    Seguirei tentando e, da próxima vez, pesquisarei antes de comprar, para poder usar linux sem nenhum ajuste adicional.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandro, boa tarde!

    Por um acaso, acabei comprando esse mesmo netbook um tempo atrás, e também esbarrei em alguns problemas com ele, principalmente quando ao wireless...

    Para mim, a dica do tiago resolveu o caso, espero que ajude!

    http://www.ubuntubrsc.com/congelamento-ao-usar-rede-sem-fio-do-aspire-one-722.html

    Saudações e abraço!

    ResponderExcluir
  3. e agora com as dicas funcionou 100% o linux nele ou nada?

    ResponderExcluir
  4. Para registro, o conflito do wi-fi, que pegava a mesma IRQ da placa ethernet, é um problema comum do linux com alguns hardwares... solução: Ativar o boot pela rede ethernet (PXE) para que este pegue uma IRQ antes e force que o wi-fi pegue uma outra IRQ e não chegue a conflitar.

    ResponderExcluir