domingo, 8 de maio de 2011

Touchpad só funciona até o login

Já tive este problema em 2010.

SO: Linux - Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat
Note: HP Pavilion tx2540br

Desta vez solucionei com o tutorial abaixo, que foi diferente da vez anterior.

Replicado de http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=71224.0

Re: Touchpad causando problemas no Gnome
« Responder #1 em: 20 de Agosto de 2010, 23:26 »

Primeira solução:
Código:
gconftool --type bool --set /desktop/gnome/peripherals/touchpad/touchpad_enabled true

Código:
gconftool-2 --type string --set /apps/gnome_settings_daemon/keybindings/touchpad ""


Código:
gconftool-2 --type string --set /apps/gnome_settings_daemon/keybindings/touchpad XF86TouchpadToggle

Código:
sudo modprobe -r psmouse

Código:
sudo modprobe psmouse proto=imps

Código:
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg-input-synaptics


Se essa solução funcionar apenas uma vez ao reiniciar seu pc, faça o teste, tente o abaixo.

Vamos a segunda solução e definitiva:
Código:
cd /etc/udev/rules.d

Código:
ls

Mostrou algum arquivo "touchpad.rules"? Não? Então, iremos criá-lo:

Código:
touch touchpad.rules


Código:
sudo gedit touchpad.rules

insira as seguintes linhas:

Código:
ACTION!="add|change", GOTO="xorg_synaptics_end"
KERNEL!="event*", GOTO="xorg_synaptics_end"
ENV{ID_INPUT_TOUCHPAD}!="1", GOTO="xorg_synaptics_end"
ENV{x11_options.MaxTapTime}="300"
LABEL="xorg_synaptics_end"


Salve o arquivo e reinicie seu pc.

2 comentários:

  1. blz eu tenho um note tx 2540 br tambem e estou afim de instalar o linux
    qual que vc me indica?
    eu baixei o ubuntu 11 04 mas não dei certo pois da um erro na hora que eu dou boot com o cd
    vrlemos@live.com

    ResponderExcluir
  2. Boa noite colega!
    Este note ainda usa o Ubuntu, mas na versão 10.10. Estou por instalar o 11.04 nele. Se der certo ou comento aqui ou faço um novo post com os detalhes.

    ResponderExcluir